Quando eu decidi fazer meu intercâmbio social pela AIESEC, fiquei super na dúvida pra onde ir. Eu estava realmente  querendo vir pra algum país da Ásia, com uma cultura totalmente diferente de Brasil/EUA e queria entrar em algum projeto que trabalhasse com crianças. Depois de um tempinho procurando eu quase fechei com um projeto de Taiwan, mas que não rolou porque o visto pra lá é beeeeeem complicado.. Eles me disseram que eu teria que pegar um visto de alguns dias, e depois que vencesse, sair de lá, ir pra algum país próximo, como Coréia, e pedir a renovação do visto. Com chances de ser aceito ou não. Logo depois, eu decidi vir pra Indonesia. Fechei esse programa, onde eu ensino inglês pra criancinhas pequenininhas numa pre school, e que não falam absolutamente nada de inglês :) ahahahah VOULHEDIZER que é bem complicado chegar numa escola e tentar conversar com as crianças e elas só te olharem com aquela carinha de não-entendo. E quando elas finalmente decidem falar com você, você olha pra elas com cara de também-não-entendo :(

Bom, a Indonésia é muito mais do que Bali e Hinduismo! São mais de 17.000 ilhas e 230 milhões de habitantes, sendo o quarto mais populoso país do mundo e primeiro entre países islâmicos. Antes de vir eu já sabia que ia encontrar muito mais gente usando hijab aqui do que sári. Segundo as meninas da AIESEC, aqui você decide quando começar a usar o hijab, e isso pode ser em qualquer idade. Já vi crianças usando e adultas não. Além disso, aqui na Indonésia você tem que ter uma religião, ou seja, todo cidadão deeeeve acreditar oficialmente em alguma das religiões do país.

Indonésia: 17 mil ilhas espalhadas no meio do nada :)

Meu programa tem duração de 8 semanas, hospedagem e alimentação inclusas, mas como é um trabalho voluntário, eu não recebo nenhum salário. Eu deveeeria estar agora morando junto com uma host family, maãããs assim que eu cheguei, a menina da AIESEC que está tomando conta das minhas coisas aqui, me disse que teve um problema e que a host family de outro intercambista não podia mais receber ele, então o mandaram para a casa que eu deveria ir. Desde então, estou morando num quarto na escola onde eu trabalho. Não é de todo ruim, porque assim eu não preciso acordar super cedo e pegar transporte público pra trabalhar, mas não tenho internet decente, só usando o cabo na sala do diretor. Além de mim, duas outras mulheres dormem aqui na escola, mas só de dias de semana. Elas tomam conta das crianças que ficam no daycare e são realmente SUPER fofinhas e amorosas, MÃS pra dar aquela variada na coisa, não falam uma palavra de inglês. Já tentei explicar em inglês, bahasa (usando o tradutor) e até em português ahaha que eu não gosto de pimenta e que os praatos de comida que elas me entregam são muito grandes, mas quem entende né? Elas que compram ou fazem minha comida (imensa e com pimenta) todo dia :)


Meus pequeninos! <3

A cidade que eu estou morando se chama Semarang e é a maior cidade e capital da província de Central Java. VOUDIZER também que é super confusa a divisão de províncias e ilhas aqui na Indonésia e eu sempre me perco e esqueço os nomes :( Mas a minha cidade fica na mesma ilhota de Jakarta, que é a capital do país. A cidade aqui não tem muitos prédios, é bem urbana mas há boatsss de que tem até praia, mas que não é lá grande coisa. Há bastante lixo espalhado pelas ruas e eu vejo ratos aos montes :(( A maioria das refeições é feita em carrinhos ou barraquinhas de rua, e o meio de transporte mais utilizado é a moto. Já vi umas crianças que deviam ter uns 9 anos pilotando, sem brincadeira ahahaha