A terra dos vikings, dos elfos e das ovelhas tem algumas particularidades engraçadinhas. Considerado um dos países mais seguros do mundo, já foi cenário de séries fodas e diversos filmes.
Algumas das curiosidades sobre a terra do fogo e gelo:

1. A língua islandesa

Basicamente toda a vez que eu vou escrever o nome de algum lugar da Islândia eu pesquiso no google por razões de: é impossível.
São ~320 flexões de letras diferentes que ninguém jamais viu na vida. A minha favorita é essa aqui:

ð

Parece um aviãozinho em cima do O :) Como pronuncia? Seilá, só acho fofinha. (só por curiosidade joguei no google a letra e a pronúncia é algo que deveria soar mais ou menos como TH. Faz todo o sentido!)

O problema não são só as "letras novas" mas sim a junção delas em algo que pareça uma palavra.
Exemplos de palavras em islandês:

Fáskrúðsfjarðargöng
É o nome de um túnel. Pois é, um túnel. É tipo dizer "vou ali rapidão atravessar o túnel da 9 de julho", só que daí você demora mais tempo tentando pronunciar a palavra do que realmente atravessando alguma coisa.

Eyjafjallajökull
Nome do vulcão que entrou em erupção em 2010 e atrapalhou todo o tráfego aéreo internacional. Fico só imaginando os jornalistas tentando fazer a matéria e procurando no google toda hora pra ver ~como é mesmo que se escreve?

Dinamarquês ficou até fácil se comparado ao islandês. mentira

2. A Islândia tem mais ovelhas do que humanos!

Pois é gente, mais que o dobro.
800.000 ovelhas >>>>>>>> 323.000 humanos

É a festa da ovelha!

Real proporção ovelhas X humanos.

Animadas ovelhinhas escalando a montanha.

E umas das primeiras coisas que a mocinha do aluguel da van disse foi "olha, se atropelar uma ovelha, o seguro não cobre tá? E tem que ficar esperta porque tem algumas que gostam de ficar perto da beira da estrada e pulam na frente do carro do nada (???)".

Da série: ótimas maneiras de tranquilizar o cliente que nunca dirigiu uma van a ter uma viagem sussa!

Como eu imaginei que seriam nossos próximos dias na estrada:

Já me imaginei tentando abrir caminho entre o mar de ovelhas com um cajado. (Foto: http://bit.ly/1IcCMjl)

Como realmente foram:

Nenhuma alma viva (nem ovelhas, nem elfos, nem humanos) pelo interior do país.

3. O país é todo amor 

Não sei se é uma tradição nórdica, mas o pessoal aqui adora colocar coraçãozinho em tudo que é lugar. Não podia ser diferente na Islândia.

Pare, com amor.

Na segunda ~maior~ cidade da Islândia, Akureyri (com QUAAASE 17 mil habitantes), a luz vermelha dos semáforos tem a forma de um coração.

Segundo o site oficial de turismo de lá, os corações começaram em 2008, depois da crise financeira. O país precisava de pensamentos positivos e a população deveria focar no que realmente importa. Fofura 

Boa viagem, com amor.

Nem só corações, mas também luvas procurando um par para se aquecerem no inverno da Islândia :)

Amor em tempos modernos: Tinder das luvas!

4. A maioria da população acredita em elfos

Enquanto você dirige pela King Road, dá pra ver várias casinhas pintadas nas pedras. Casinhas de elfos :)

Lar doce lar! (Foto: http://bit.ly/1Ijt9dt)

Segundo uma pesquisa na ilha, 54.4% da população dizia acreditar em elfos (a pesquisa é de 1998, mas ainda assim é um dado interessante). Teve até um juíz em 2013 que proibiu a construção de uma estrada no país, porque poderia perturbar a vida dos elfos que vivem na área. Juro que é verdade! Matéria: aqui.

A gente pegou alguns panfletos nas centrais turísticas das cidades onde parávamos e em algumas delas haviam algumas histórias de elfos :) Quase todas envolvendo roubos, sequestros de crianças (!!!), desaparecimento de pessoas ahahahahaha
TAVA PENSANDO mais em um elfo tipo Dobby, mãaaaas agora eu entendo porque o juíz proibiu a construção da rodovia. Vai que né?

5. A capital Reykjavík tem um museu dedicado ao.. pênis.


"2 cm de pau ou a cura do câncer?" (Foto: http://www.phallus.is/en/gallery.html)

E está entre os highlights do "o que fazer em Reykjavík" da Lonely Planet. Eles se orgulham de serem os únicos no mundo a ter uma coleção com os pênis de TODAS as espécies de mamíferos que habitam um país (vai tentar fazer isso em um país do tamanho do Brasil, vai). Isso mesmo, significa que tem pênis humano lá também. Eeeeeee eles também têm o esperma de todos os jogadores da equipe de Handball da cidade ahahaha

Não, nós não fomos por falta de interesse tempo.