Viver na Indonésia exige cabeça aberta e disposição para aceitar diferenças culturais gritantes. Como a maioria da população é muçulmana (mais de 80%) eles seguem muitos dos costumes da religião por todo o país. Os muçulmanos daqui tem, na minha humildíssima opinião, uma cabeça mais aberta, não são tão fanáticos e aceitam tranquilamente o fato de nem todos seguirem as suas crenças.
Religião à parte, o fato é que aqui na Indonésia alguns costumes são beeeem diferentes do Brasil. É aquele pequeno choque no começo, mas dá pra se acostumar depois de um tempo.

Os Banheiros
A grande maioria dos banheiros aqui da Indonésia é totalmente diferente dos banheiros que temos no Brasil (e em quase todo o resto do mundo). Aqui você não encontra privada e nem pia, salvo à raríssimas exceções. Chuveiro então é lu-xo. O que eles tem aqui é uma pequena bacia no chão, que você usa como privada, e uma bacia grandona cheia de água do lado.

Típico banheiro da Indonésia. Quedê glamour?

Essa água que fica na bacia grande parada (BEIJO DENGUE) é usada para você se limpar, para tomar banho, lavar as mãos e jogar na bacia pequena como uma “descarga”. Aqui eles não usam papel higiênico e TODASJULGA quando você vai no mercado comprar. Uma das professoras já até falou pra mim “nossa, papel higiênico, eca!” hahaha O banho então é bem esquisito. Você tem que ficar pegando a água e jogando com aquele pequeno potinho sobre o seu corpo nu, na maior sedução –sqn. Como dá pra perceber, tomar banho quente aqui é tipo impossível.

Aqui na escola eu, por sorte, tenho privada sem descarga e chuveiro de água gelada no banheiro. Desde que eu cheguei na Indonésia não sei mais o que é banho quente, mas não me incomoda muito porque aqui na Bahia da Ásia, a temperatura média é de 35ºC.

Fotos, Fotos, Fotos
Ser estrangeiro na Indonésia é tipo ser famoso ahaha Não dá pra passar despercebido e TODO MUNDO fica encarando, tentando puxar conversa ou apenas dando risadinha. Quando é só isso tudo bem, mas se os caras tem uma máquina na mão, CORRE NEGADA. Eles vem com tudo, correndo, pedindo pra você tirar fotos com eles, para segurar as crianças, pra abraçar AHAH eu não to brincando, esse fim de semana eu viajei pra uma cidade que fica à umas 3 horas daqui e tive uma sessão de fotos com uns três bebês de umas vizinhas da casa onde fiquei hospedada. Na outra viagem a mulher que sentou do meu lado no barco tirou umas 13 fotos comigo, e depois botou o filho no meu colo, depois pediu pra amiga sentar perto, pro marido também.. Meu amigo participou de um evento da AIESEC daqui e disse que a função dele era sair na foto com a galera que chegava no evento ahahahaha Fico só me perguntando o que esse povo faz com as fotos, se posta no Facebook, se imprime e coloca no álbum de recordações do bebê, se manda pros amigos. Sério, é muito estranho.

O Jihad
Aqui na Indonésia as meninas que decidem a hora de começar a usar o Jihad. Algumas decidem usar desde pequeninas e outras ainda adultas não o usam. MAS a partir do momento em que se começa a usar, não se tira mais. Nunca. Nem pra ir pra piscina ou pro mar.

Imagina o choque dessas pessoas ao ir pra praia no Brasil :)

A Reza de Todos os Dias
Muçulmanos rezam cinco vezes por dia. Para lembrá-los de rezar nos horários certinhos, todas as mesquitas começam a entoar um “chamado” BEM alto de uns holofotes gigantes. Consideração 1: Cinco vezes ao dia significa rezar às 4h30 da manhã, meio dia, 15h, 18h, 19h.  Consideração 2: Tem uma mesquita em CADA rua dessa cidade. Conclusão: Yozinha acorda todo dia às 4h30 da manhã no maior susto, com o alto falante da mesquita que fica aqui na rua da frente, mas que sinceramente parece que tá aqui dentro do quarto. Todo dia, inclusive nos fins de semana.

Todo dia, na mesma bat-hora, no mesmo bat-canal.

Os Horários da Indonésia
Tenho certeza de que aquele ditado de que Deus ajuda quem cedo madruga nasceu aqui na Indonésia, porque olha, não é possível. Além de acordarem pra rezar às 4h30 da manhã, o Sol nasce aproximadamente às 5h30. Deu 6h e já tá todo mundo de pé, gritando ahahaha Dai do nada dá 17h30 e pronto, anoiteceu. Um dia um amigo daqui nos chamou pra sair de noite; nos encontramos às 16h45. Sério. hahahaha O jantar é normalmente às 18h30/19h, e umas 21h já tá todo mundo na cama.

Acordar às 3 da manhã pra ver o nascer do Sol tem as suas vantagens :)

O Cigarro
Aqui na Indonésia fumar é algo extremamente barato. Acho que o maço de cigarro custa menos de 1 dólar. TODO mundo fuma. E em tudo quanto é lugar. Em restaurantes, em supermercados, mas principalmente, nos ônibus e mini-vans. Show de bola, você sentado na vanzinha que já é super apertada e sem muita ventilação, com o bafo do calor da Indonésia e da fumaça que o moço acabou de exalar na sua cara. :)

Alguém implanta a Lei Anti Fumo aqui, pls?

Unha do Dedo da Mão ahahah
Bom, essa é uma observação muito particular e curiosa, mas quase todo homem aqui tem a unha ou do dedinho ou do dedão maior, sabe se lá pra que (várias teorias, todas meio nojentas). Mas não é um pouquinho maior, é tipo uma POUTZ unha gigante, suja e torta, e tá na moda, porque mundo adota o mesmo visual descolado. Infelizmente ainda não consegui tirar foto de algum dedinho nesse estilo ahahaha