1. Aqui na Indonésia se come arroz o dia todo. 

O DIA TODO. Em TODAS as refeições. Café da manhã às 6 da manhã? Tem arroz.. Número do McDonald's? Tem arroz.. Eles tem até uma bebida alcóolica aqui, feita tcharaaam.. De arroz :) E eles também fazem a bolota de arroz mais grudada do mundo, você pode jogar pra cima e não despedaça ahaha :)

Arroz no café da manhã, MCRice no almoço.

2. Talheres = garfo e colher. 

Desde que eu cheguei aqui, nunca comi em nenhum lugar com faca.. Eles usam sempre só o garfo e a colher, e dizem que faca é só para carnes maiores. E isso quando eles já não desistem da coisa toda e comem tudo com a mão :) ahahaha O arroz bolota, por exemplo.

O arroz é com a colher, o peixe é na mão mesmo.

3. Tudo com muita pimenta. 

Aqui na Indonésia se a comida não tem MUITA pimenta, eles dizem que não tem sabor, que tá faltando alguma coisa. Então, eles colocam pimenta em tudinho, no miojo, no arroz, no peixe, na salada, no pão (?) ahahahaha Eu realmente não gosto de pimenta, minha boca arde pra caramba e minha garganta trava, acho a sensação horrível. Mas graças à amada que mora aqui na escola, eu como pimenta quase todo dia (Y).

Chili no Croissant, comoassim?

4. O que não tem pimenta e não tem arroz, é doce :) 

Quando o pessoal aqui da Indonésia decide botar açúcar na coisa, é que nem pimenta. Eles botam sem medo. Tomar chá aqui é deixar sempre dois dedos de açúcar depositados no fundo do copo. E eles tem vários pratos em que o molho é doce, principalmente com côco ou amendoim.

Bubur Kacang Hijau: Green beans com molho de côco e leite; Sate Ayam: Frango com molho de amendoim! Delícia!

5. Perguntar não ofende, mas ficar sem saber às vezes é melhor. 

Depois de um tempo você simplesmente percebe que é melhor ficar sem saber o que está comendo do que descobrir no meio da refeição. Em um dos meus primeiros dias aqui, o diretor perguntou se eu queria comer meatballs e claro que eu topei. Ele disse que é um dos pratos preferidos de gente djoooven e descolada. Fui toda seca achando que ia achar deliciosas almôndegas, mas é beeeem diferente. A carne é estranha, cozida e sem cor, tinha uns legumes no meio e umas coisas boiando com uns pêlos :( Fui perguntar o que era e ele todo sorridente e serelepe me responde que é um teco do estômago da vaca. O meu embrulhou na hora. Fiquei tentando empurrar aquela porqueria pro canto do prato, mas juro que ele boiava de volta pra minha colher ahahaha Desisti e fiquei só no pepino.. Minha amiga me contou que aconteceu a mesma coisa com ela, entregaram uns chips pra ela e depois que ela botou na boca eles falaram que era a pele do pé de galinha, frita. Yummy.

~supostamente almôndegas, mas com pedaços de estômago flutuantes :(