Finalmente a continuação da viagem pela Islândia que começou aqui: 

Depois da maravilhosa e confortável noite no banheiro, estávamos prontas para começar de verdade a viagem pela Islândia. Às 9h da manhã, o pessoal apareceu no aeroporto e nos levou para a cidade para pegarmos a nossa van, a.k.a. hotel/cozinha/armário/transporte. 

Off we go!

Alugamos com a empresa Kuku Campers - a qual não está me pagando para fazer esse jabá aqui, mas poderia #FicaADica. No escritório deles tem uma cestinha com as coisas que os outros campers compraram e não usaram, então já pegamos sal, papel higiênico e curry (?? não sei Brasil, fez sentido na hora) para levar para a nossa viagem. Mapinhas na mão, gás para o fogãozinho e bora desbravar a ilha. A primeira parada super interessante claro, foi no supermercado ahahaha O que se compra para uma viagem de 8 dias em uma van? Pão, macarrão e sopa instantânea. Saúde <<<< Dinheiro.

Começamos o dia fazendo parte do trajeto do Golden Circle, que é uma das mais famosas rotas da ilha, por ficar bem perto do aeroporto, e que inclui o parque nacional Þingvellir, a cachoeira Gullfoss e alguns gêiseres (gêisers, geysers, sei lá). O dia estava nublado, chovendo, escuro e desanimador. E quando chove, as chances de ver a aurora são infinitamente menores. Eu, dirigindo a van, me senti o próprio Pedro olhando para o lado e pensando:

Yo no volante, cilada constante.

Chegamos em Þingvellir (que para nós vira Thingvellir, já que aquela letra não existe no mundo real ahaha) e a chuva não parava. O mais interessante sobre o parque é que ele está bem no meio das duas placas tectônicas (Americana e Euroasiática) que dividem a Islândia. Eeeeee elas estão se separando a uma média de 2cm por ano. Eeeee dá pra ver as fendas e inclusive fazer mergulho em uma delas, chamada Silfra. Eeeee pergunta se deu pra ver alguma coisa com a chuva/vento na cara? Não, não deu ahaha Corremos para tirar uma foto com a vista do vale e passamos os outros 30 minutos na lojinha de conveniência - só por causa do aquecedor ahahaha

1 hora de viagem = encharcadas, morrendo de frio, querendo um banho quente, vento na cara, Airin perdida com o capuz..

Þingvellir e se você pegar esse tobogã escorregadio depois da chuva você já cai direto lá na casinha ahaha

Voltamos para a van e fomos para a área dos famosos gêiseres, chamada Haukadalur. A chuva ia e voltava, o sol vinha por 7 segundos e desaparecia. Chegamos e o cheiro desse lugar, Jeová! Terrível! Meio enxofre, meio ovos podres, só não perde para o REPOLHO que a sul coreana que mora comigo faz que empesteia o apartamento inteiro por semanas. Do corredor já dá pra saber que a bendita decidiu fazer o prato favorito dela, então quando você for pra Islândia e começar a sentir um cheiro estranho, é sinal de que você tá perto.

Litli Geysir <3 = pequena poça de água fervente

Faça o seu pedido, jogue sua moeda e ajude a destruir a nossa bela natureza.

#YoTambémÉConhecimento e haviam dois grandes geysers nessa região: um chamado Strokkur e o outro chamado... Geysir! Aparentemente a nomenclatura geyser veio depois desse daí, mãssss rolou um terremoto e ele parou de entrar em erupção. Hoje em dia apenas Strokkur está em atividade e ele explode a cada 10 minutos mais ou menos. A diversão é ver todo mundo tentando tirar selfão no momento certo da erupção - e claro que nunca dá muito certo :)


Foco no meu riso desesperado porque o moço que pegou a câmera se atrapalhou e perdeu a erupção.

Na nossa foto dá pra ver nitidamente como o geyser fica quando explode ahaha para melhorar a visualização eu fiz esse GIF mara, do qual estou muito orgulhosa e minha mãe pode ver que todo o investimento dela no meu ensino médio técnico em informática valeu pra alguma coisa:

VAI TIRANDO SOCIEDADE. To aceitando jobs na área de animação gráfica também, só mandar mensagem.

E por último decidimos ir para a cachoeira Gullfoss. SASINHORA, se São Pedro já não estava colaborando antes, quando chegamos lá o mundo caiu. O vento de menos 300 graus, a água da cachoeira vindo na nossa cara ahaha Que tristeza. Nesse ponto eu já não sentia os dedos, a única bota meio-merda que eu tenho não é a prova da água e a melancolia de saber que não haveria banho de noite já dominava o coração. E o pior é que tinha uma noiva lá, tentando fazer book de casamento. Gente, não sei nem o que falar pra ela só sentir.

Expectativa da coitada da noiva X Nossa realidade

Nesse ponto eu só queria fazer um adendo de que:
1. A temperatura em outubro na Islândia fica na média dos míseros 8°C quando o sol tá batendo forte e 2°C (com sensação de menos 200) na madrugada.

10 da manhã, quedê Sol?

2. A gente decidiu dividir as malas para não levar tanto peso pra viagem e não ocupar tanto espaço na van, o que claramente se mostrou uma atitude inconsequente e djuvenil quando descobrimos que as roupas molhadas não iam secar jamais e que colocar todas as roupas ao mesmo tempo para dormir ainda não era suficiente pra barrar o frio na van ahaha

Primeiro dia bem animador, passou aquela sensação de que era melhor não ter ido ahahaha Mãaaaaaas fomos descobrir que em Iceland é assim mesmo. Dias de luta, dias de glória, o tempo vira em questão de minutos.


Nos afastamos um pouco da última cachoeira para achar um lugarzinho com menos vento para dormir e acabamos parando a nossa vanzinha em algum estacionamento de uma piscina pública. Macarrão na panela e prontas para a primeira noite na ilha :)

Tudo menos banheiro :( SDDS pia/chuveiro/banheiro/higiene




  
* Dei uma relida no texto e parece um pouco depressivo/desanimador, mas eu juro que melhora! ahahaha Iceland é uma viagem incrível, um dos lugares mais lindos do mundo e algumas ciladas só tornam a viagem mais divertida (no futuro, quando você lembra porque quando você tem que dormir com a roupa molhada na van.. ahahahaha)*