A Indonésia, como a grande maioria dos países asiáticos, é um país barato. Bem por isso é destino de milhares de viajantes e mochileiros. Pesquisando em alguns sites de viagem há um tempo atrás, eu achei essa tabelinha, que diz o quanto se gasta em média, por dia, com alimentação, passeio e hospedagem em diferentes continentes:

  • África - US$ 40
  • Europa – US$ 40-70
  • América do Norte  – US$ 50-70
  • América do Sul - US$ 10-50
  • Ásia – US$ 10-30

OU SEJE, a Ásia tá ali no budget mais decente. A moeda usada aqui é a Rupia Indonésia :) Em média, 10.000 rupias equivalem à 1 dollar. Não é muito difícil fazer as contas de quanto custa cada coisa, é só “cortar” os 4 últimos dígitos e você tem a média de quanto gastaria em dollar. O problema é que sempre que você vai trocar um pouco mais de dinheiro, recebe milhões de notas, porque 100 dollars por exemplo, valem um milhão de rupias indonesianas (MA OÊ, tô rhyca Silvio). Sendo estrangeiro aqui você tem que prestar bastante atenção porque com tanto zero às vezes dá pra confundir as notas e pagar 50.000 em uma coisa que custa 5.000.

Essa garrafinha de Coca sai por 0.39 cents, mas tem gosto super estranho :)

Algumas coisas na Indonésia são realmente ridiculamente baratas. Nos meus primeiros dias eu tava fazendo as contas de quanto meu diretor gastava comigo no café da manhã e almoço e descobri que gastamos em um dia, 26 cents no café da manhã e US$ 1.06 no almoço! Fiquei loooouca, me senti RHYCA, parei na hora com a dieta que eu nem tinha começado. Na minha querida e amada cidade de São Paulo, perto da onde eu trabalhava, eu não almoçava com 20 reais.  Mas, porém, contudo, entretanto, passados alguns dias eu comecei a perceber que a galere aqui da Indonésia realmente não ganha bem. Uma nova professora veio fazer entrevista aqui na minha escola e o diretor pediu pra eu acompanhá-lo e ajudar, fazendo perguntas em inglês pra ver o nível dela. No fim, ele perguntou quanto ela gastava em média por mês com as despesas e tal, e quanto ela queria receber mais ou menos. Ela disse 500.000 rupias. São 50 doláres. Por um mês. E eu achando que salário de au pair que era ruim.. Ele disse que ela iria receber isso também por ser nova, mas não boto uma fé de que as outras professoras recebam muito mais.

Conversando com minha amiguinha polonesa, que trabalha em outra escola infantil e onde as crianças aprendem três línguas (Bahasa, Inglês e Chinês), ela me disse que os pais pagam também 500.000 rupias por mês pros alunos estudarem lá. OU SEJE, 50 doláres de mensalidade, numa poutz escola legal. Aqui na minha eu descobri que os pais pagam 350.000 rupias por mês (35 dólares). Comentei com a professora que achava beeeem barato se comparado ao Brasil. Daiii ela me disse que acha super caro, que não tem condições de colocar as crianças dela aqui, e que na escola das filhas dela ela paga, para as duas meninas 70.000 por mês, ou seja, 7 doláres – tapa na minha cara e na da sociedads.

Fiquei em choque achando que a tatuagem era U$1.50, mas é só o corte de cabelo com estilo ahaha

Pra comer as coisas são bem baratas :) No McDonald's por exemplo, o combo do Big Mac custa 35.000 (menos de 7 reais, UM BEIJO R$18 em SP). A garrafa de água de 1.5L do mercadinho sai por 0.60 centavos e eu compro todo dia, porque não dá muito pra confiar na água aqui.. E o Magnum sai por menos de 2 reais <3 <3 <3 Logo no meu primeiro fim de semana aqui eu tive a nem um pouco incrível ideia de me inscrever numa academia bem podreira aqui do bairro. O plano mensal custava 15 reais, com direito a ilimitadas visitas à academia e uso de todos os aparelhos ahahaha Pergunta quantas vezes eu já fui :)

Agora chuta o que é caro nessa Indonésia? Pois bem, álcool :( ahahah Por serem maioria muçulmana, os indonesianos não são muito de beber. Conheço apenas 2 até hoje que me disseram que bebem. Uma latinha de Heinken custa em média U$4 (e eles não tem muita variedade de cerveja..) e uma garrafa de vodka é uns U$40. E é bem difícil achar em mercadinhos bebida alcóolica, normalmente eles tem uma ou duas latinhas no máaaaaximo no estoque. A Vodka você só acha em lojas especializadas e já me disseram que não é muito legal ser visto frequentando ~esse tipo de lugar~. Aqui em Semarang, eles também tem uma bebida alcóolica típica, ADIVINHASÓFEITADOQUE? hahahahaha Arroz, claro! Não é lá muito boa, mas é bebível e nem gosto de arroz tem :) Por isso já sabe, tá vindo pra Indonésia? Traz a garrifinha de tequila/cachaça na mala (e me chama pra beber!) ahahah

Pra beber barato na Indonésia tem que beber adivinha oquê? Arroz! ahaha