Desde que eu cheguei na França comentei com o pessoal que estava me hospedando pelo CouchSurfing que meu roteiro de viagem era bem aberto (a.k.a. não existia/ainda não existe). Eles me disseram que na Europa é super comum pedir carona, seja ajudando com algum dinheiro para a gasolina ou simplesmente levantando o dedinho e esperando alguém parar e que eu devia super tentar. Foi assim que eu descobri o BlablaCar.

E a gente ainda reduz as emissões de CO2 :)

O BlablaCar é uma idéia simples e genial, e é super usado aqui na Europa. É um site de caronas, onde os motoristas cobram uma "ajuda de custo" pra gasolina e pedágio do trajeto :)
Você se cadastra e, se vai viajar de carro, coloca o seu roteiro. Daí as pessoinhas amigas vão lá e se oferecem pra ir com você. Bom para quem dirige e pra quem pega carona, porque os dois lados economizam bastante. Sai mais barato que pegar ônibus e trem, e normalmente é ainda mais rápido.

A tela para as caronas de Florença até Milão.

Pesquisando aqui, de Florença para Milão de ônibus eu pagaria 37€, de trem 45€ (de avião hoje 178€ ahahaha) No BlablaCar acho por 15€ :D e o site deixa em verde os preços honestos e coloca em vermelhinho quem tá cobrando muito caro pela viagem. Depois das caronas as pessoas ainda te avaliam, dizendo se você é um bom motorista ou se precisa aprender a dirigir melhor ahahaha

Eu usei o BlablaCar de Barcelona até Sevilla e viajei com um casal de espanhóis e mais um menino. A viagem (que deveria durar umas 7 horas) acabou durando 10 ahahaha mas foi super divertida! Do jeito que sou organizada, eu ainda não tinha hospedagem na cidade. Tinha enviado algumas requisições no CouchSurfing, mas quem tinha internet pra ver se alguém tinha respondido? Eu que não ahaha então os motoristas me ofereceram a casa deles pra dormir :)

De Sevilla peguei de novo carona para Lisboa. O português motorista faz o mesmo trajeto TODO fim de semana. Ele trabalha em Sevilla e a família mora em Lisboa, então ele sempre leva e traz gente para economizar. No site ele havia escrito que deixaria todo mundo na Marquês de Pombal (uma praça conhecida em Lisboa), mas foi tão bonzinho que deixou cada um pertinho da sua casa/hotel. Ele inclusive me emprestou o celular e combinou com os avós das crianças que eu tomei conta nos EUA o lugar onde ele ia me deixar pra eles me pegarem <3

Dias atrás, quando eu estava em Roma, decidi meu próximo destino através do BlablaCar ahaha GENTE COM RUMO é outra coisa. Fiquei pesquisando para onde as pessoas estavam indo (para ir no flow) e descobri um moço indo para Chianciano Terme. Googlei a cidade e adorei! No fim, não peguei carona com ele porque ele queria sair bem tarde e acabei pegando o trem (que é bem baratinho). No dia seguinte ele me mandou mensagem e disse que ia dar uma volta de carro até Montepulciano e Pienza e perguntou se eu queria ir junto. Resultado: peguei a vista mais bonita até agora da viagem, aprendi um monte de coisas sobre a Toscana e bebi vinho de graça na enoteca do amigo dele. Só vi vantagens.

TO ME MUDANDO AGORA PRA ITÁLIA.

Um outro amiquinho francês também me sugeriu sair ALOCA pedindo carona com plaquinhas na mão nas rodovias. Achei meio ~arriscado~ viajando sozinha, mas ele me passou um site super bacana pra pegar algumas dicas: http://hitchwiki.org/

É sensacional! O pessoal que usa dá as dicas dos melhores lugares para pedir carona (postos de gasolina nas saídas da cidade, rodovias, restaurantes), diz quais países são mais seguros, coloca mapas de todos os lugares, pontos estratégicos, enfim. Super querendo testar em uma próxima viagem :)